SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Doenças da comunicação intergenómica: abordagem clínica e laboratorial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Arquivos de Medicina

versión On-line ISSN 2183-2447

Resumen

NETO, Inês Domingues  y  QUEIROGA, Henrique José Correia. Diagnóstico precoce do cancro do pulmão. Arq Med [online]. 2015, vol.29, n.1, pp.20-28. ISSN 2183-2447.

O cancro do pulmão é atualmente a principal causa de morte por cancro em todo o mundo, inclusive em Portugal. Apesar dos avanços recentes na abordagem terapêutica, o prognóstico do cancro do pulmão mantém-se a um nível pouco satisfatório, com uma taxa de sobrevida aos cinco anos de 15% nos USA e menos de 10% na Europa. No entanto, se o diagnóstico for estabelecido em fases precoces da doença e deste modo, o doente for submetido a cirurgia radical, a taxa de sobrevida varia entre 60% a 80%. Assim, torna-se urgente e importante a implementação de medidas de sensibilização para a sintomatologia desta neoplasia e o desenvolvimento de técnicas que permitam a sua deteção precoce. A radiografia torácica, a citologia da expetoração, a broncoscopia, a tomografia computorizada de baixa dose (TCBD), os biomarcadores e a tomografia emissora de positrões (PET) são técnicas que têm sido estudadas para a deteção precoce do cancro do pulmão. O objetivo deste trabalho é abordar e rever os principais métodos desenvolvidos nas últimas décadas e o seu papel na deteção precoce do cancro do pulmão.

Palabras clave : cancro do pulmão; diagnóstico precoce; radiografia torácica; tomografia computorizada de baixa dose; biomarcadores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons