SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número4Aplicação de um caso prático de doenças profissionais: relevância médico-legal metais pesados e carcinogéneseNutrição parentérica domiciliária: a mudança de um paradigma índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Arquivos de Medicina

versão On-line ISSN 2183-2447

Resumo

FREIRE, Elga René. Futilidade médica, da teoria à prática. Arq Med [online]. 2015, vol.29, n.4, pp.98-102. ISSN 2183-2447.

O conceito de futilidade médica é tão antigo quanto a Medicina mas, a partir dos anos 50 do século passado, com o desenvolvimento tecnológico e a substituição do paternalismo médico pela autonomia do doente, surge como uma categoria que os profissionais de saúde usam para decidir quando não iniciar ou quando suspender o tratamento médico. A autora tem como objetivo fazer uma revisão e reflexão sobre a futilidade terapêutica, a partir de dois casos da sua prática clínica.

Palavras-chave : obstinação terapêutica; abstenção terapêutica; suspensão terapêutica; autonomia; esclerose lateral amiotrófica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons