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Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187
Resumo
ZIBAS, Dagmar M. L.; FERRETTI, Celso J. e TARTUCE, Gisela Lobo B. P.. O protagonismo de alunos e pais no Ensino Médio brasileiro. Rev. Port. de Educação [online]. 2005, vol.18, n.2, pp.45-87. ISSN 0871-9187.
O texto refere-se a estudo realizado junto a cinco escolas, focalizando um determinado aspecto da reforma do Ensino Médio brasileiro, qual seja, aquele que propõe o protagonismo de alunos e pais na prática escolar. A opção pelo tema protagonismo deveu-se ao fato de que o mesmo perpassa a reforma curricular e a de gestão, constituindo um objeto multifacetado, carregado de significado pedagógico e político e, portanto, potencial catalisador de conflitos, de simulações e omissões, mas também potencial estimulador de ricos desdobramentos democráticos. O enfoque qualitativo abriu muitas perspectivas para o estudo da micropolítica escolar e dos processos de apropriação da inovação desenvolvidos nesse contexto. A articulação entre o singular registrado nas escolas e o contexto histórico mais amplo foi trabalhada por meio da categoria "sustentabilidade". A análise final dos dados aponta diversas contradições no processo de elaboração e implementação da reforma e na resposta das escolas às diretrizes oficiais.
Palavras-chave : Protagonismo juvenil; Protagonismo de pais; Reforma do ensino médio.