SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2THE PROTAGONISM OF STUDENTS AND PARENTS IN BRAZILIAN HIGH SCHOOLSA PARTICIPATIVE EVALUATION EXPERIENCE OF CLASS CURRICULAR PROJECTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

TORRES, Leonor Lima. Configurações culturais e o processo de construção da gestão democrática numa escola secundária. Rev. Port. de Educação [online]. 2005, vol.18, n.2, pp.89-124. ISSN 0871-9187.

A partir de um estudo de caso centrado numa escola secundária centenária, analisámos a evolução do modelo de gestão democrática (1974-2000) efectivamente desenvolvido/adoptado no quotidiano desta escola, em articulação com as especificidades culturais e simbólicas historicamente construídas por via das práticas dos professores. A consideração dos condicionalismos culturais como factores de recontextualização do processo de implementação da gestão democrática possibilitou um enfoque analítico e compreensivo sobre as dinâmicas desta organização escolar, tendo como ponto de referência a matriz teórica construída por Lima (1992, 2000) para o panorama da escola pública portuguesa. Neste artigo, apresentamos os principais resultados desta investigação empírica e debatemos teoricamente os sentidos conferidos pelos actores escolares às diversas fases do processo formal-legal de gestão democrática.

Keywords : Gestão democrática; Cultura organizacional escolar; Autonomia de escola.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )