SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2O protagonismo de alunos e pais no Ensino Médio brasileiroUma démarche participada de avaliação de Projectos Curriculares de Turma índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

TORRES, Leonor Lima. Configurações culturais e o processo de construção da gestão democrática numa escola secundária. Rev. Port. de Educação [online]. 2005, vol.18, n.2, pp.89-124. ISSN 0871-9187.

A partir de um estudo de caso centrado numa escola secundária centenária, analisámos a evolução do modelo de gestão democrática (1974-2000) efectivamente desenvolvido/adoptado no quotidiano desta escola, em articulação com as especificidades culturais e simbólicas historicamente construídas por via das práticas dos professores. A consideração dos condicionalismos culturais como factores de recontextualização do processo de implementação da gestão democrática possibilitou um enfoque analítico e compreensivo sobre as dinâmicas desta organização escolar, tendo como ponto de referência a matriz teórica construída por Lima (1992, 2000) para o panorama da escola pública portuguesa. Neste artigo, apresentamos os principais resultados desta investigação empírica e debatemos teoricamente os sentidos conferidos pelos actores escolares às diversas fases do processo formal-legal de gestão democrática.

Palabras clave : Gestão democrática; Cultura organizacional escolar; Autonomia de escola.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )