SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Uma démarche participada de avaliação de Projectos Curriculares de TurmaMEMORIAS DE PROFESORES: PRÁCTICAS DE LECTURA Y ESCRITURA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

MORAIS, Ana Maria  y  NEVES, Isabel Pestana. Os professores como criadores de contextos sociais para a aprendizagem científica: discussão de novas abordagens na formação de professores. Rev. Port. de Educação [online]. 2005, vol.18, n.2, pp.153-183. ISSN 0871-9187.

O estudo dá continuidade à investigação desenvolvida pelo Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula) na área da formação de professores, na qual a teoria do discurso pedagógico de Bernstein tem constituído o principal quadro conceptual e o conceito de orientação específica de codificação tem sido usado para avaliar o desenvolvimento profissional dos professores envolvidos em programas de formação contínua. O objectivo deste artigo é apresentar o que tem sido feito para apreciar esse desenvolvimento em termos de regras de reconhecimento e de realização (orientação específica de codificação), para contextos de intervenção pedagógica, discutindo o significado dessa relação e as potencialidades e limites dos instrumentos metodológicos construídos. Faz-se uma descrição pormenorizada e fundamentada desses instrumentos, referindo os pressupostos teóricos e metodológicos que orientaram a sua concepção e aplicação e dão-se exemplos da forma como se procedeu à análise dos dados. Discute-se também em que medida os resultados da aplicação desses instrumentos dão sugestões para uma melhoria progressiva da linguagem externa de descrição que se tem vindo a desenvolver no contexto da formação de professores.

Palabras clave : Desenvolvimento profissional dos professores; Educação científica; Regras de reconhecimento; Regras de realização.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )