SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Os professores como criadores de contextos sociais para a aprendizagem científica: discussão de novas abordagens na formação de professoresSubvertendo a exclusão escolar: a mediação didática dos gêneros discursivos no ensino da escrita índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

MARTINS, Aracy Alves. Memórias de professores: eventos e práticas de literacia/letramento. Rev. Port. de Educação [online]. 2005, vol.18, n.2, pp.185-213. ISSN 0871-9187.

Por considerar o texto de memórias como um gênero textual que tem potencialmente a possibilidade de trazer, para o tempo presente, práticas de literacia/letramento internalizadas, rememoradas justamente por terem sido marcantes, nas trajetórias de formação de leitores, neste texto são analisadas memórias escritas, que ressaltavam experiências de leitura e escrita, vividas na família, no grupo social, na instituição escolar, na vida acadêmica de estudantes dos cursos de Licenciatura das áreas de Letras e de Pedagogia, da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Esses estudantes puderam, na qualidade de (futuros) formadores de leitores, não somente entrever, nos eventos e nas práticas evidenciadas em suas memórias, as concepções de linguagem que subjazem ao ideário de uma época, mas também refletir sobre um processo de formação de leitores mais consciente e mais crítico, pensando em seus (futuros) alunos de ensino fundamental/ensino básico e ensino médio/ensino secundário

Palabras clave : Eventos de literacia/letramento; Estratégias de leitura; Produção de textos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )