SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2MEMORIAS DE PROFESORES: PRÁCTICAS DE LECTURA Y ESCRITURA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

SILVA, Wagner Rodrigues. Subvertendo a exclusão escolar: a mediação didática dos gêneros discursivos no ensino da escrita. Rev. Port. de Educação [online]. 2005, vol.18, n.2, pp.215-239. ISSN 0871-9187.

Concebido como objeto de ensino em atividade de produção textual, o gênero discursivo é analisado como instrumento de mediação para a aprendizagem e o desenvolvimento do discente. Nessa perspectiva, a instauração de necessidade de produção textual para propósitos específicos atribui uma função diferencial à escrita na escola, resultando na modelização de práticas de letramento para posteriores usos da escrita em situações sociais determinadas. No âmbito da modelização de gêneros, a atividade de reescrita mediada pelo professor também é caracterizada como dispositivo para eliminação da exclusão do aprendiz provocada pela escola.

Palabras clave : Gênero discursivo; Letramento; Reescrita; Sócio-interacionismo.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )