SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Understanding disruptive behaviours in the classroom: an analysis of control and power relationsProblems and challenges on teaching activity: a study on high school teachers' stress, "burnout", physical health and professional fulfilment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

VIVIANI, Luciana Maria  and  BUENO, Belmira Oliveira. A biologia educacional nas escolas normais paulistas: uma disciplina da eficiência física e mental. Rev. Port. de Educação [online]. 2006, vol.19, n.1, pp.43-65. ISSN 0871-9187.

Este artigo trata da história da Biologia Educacional no currículo das Escolas Normais de São Paulo, entre 1933 e 1970. A pesquisa fundamenta-se em ampla documentação arquivística, planos e programas de ensino, manuais didáticos e depoimentos de antigos professores. São levados em conta os projetos de renovação educacional em curso a partir dos anos 1920, cujas propostas produziram determinadas necessidades para a formação de professores. O texto examina três momentos da história da disciplina - os períodos de inserção no currículo, de estabilidade e de declínio - focalizando-se especialmente as formas de organização dos conteúdos escolares construídas por meio do binômio hereditariedade-meio. Conclui-se que a Biologia Educacional assentava-se na idéia de que os educadores deveriam atuar de modo duplamente produtivo de um lado, para conduzir os alunos à máxima eficiência física e mental; de outro, na construção de perfis ideais para a conduta social de crianças, mulheres e professoras.

Keywords : Biologia Educacional; Escola Normal; Currículo.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )