SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Problems and challenges on teaching activity: a study on high school teachers' stress, "burnout", physical health and professional fulfilmentA training's proposal to educators work in jail from social education's point of view author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

FONTES, Rejane de S.. As possibilidades da actividade pedagógica como tratamento sócio-afectivo da criança hospitalizada. Rev. Port. de Educação [online]. 2006, vol.19, n.1, pp.95-128. ISSN 0871-9187.

Refletir sobre a atuação de professores em hospitais tem sido uma questão bastante delicada na recente, mas polémica, discussão da prática pedagógica em enfermarias pediátricas. Este trabalho busca compreender o papel da educação para a saúde da criança hospitalizada em enfermaria pediátrica, analisando a ação do professor em um hospital público (Hospital Universitário António Pedro/Niterói, RJ). A metodologia de pesquisa foi a observação participante de situações de interação criança-criança, criança-adulto e de interação da criança com o meio. As categorias de análise foram: a linguagem, o brinquedo, a emoção e o conhecimento, apoiadas nos referenciais teóricos propostos por Wallon e Vygotsky. Como a educação pode contribuir para a saúde da criança hospitalizada? A conclusão a que chego é que a educação possibilita a criança re-significar sua vida e o espaço hospitalar onde se encontra, através de uma escuta pedagógica atenta e sensível que colabora para o resgate da subjetividade e da auto-estima infantis, contribuindo assim, para o bem estar e a saúde da criança hospitalizada.

Keywords : Educação; Saúde; Conhecimento; Subjetividade.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )