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Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187
Resumo
ESTEBAN, Maria Teresa. Sala de Aula : dos lugares fixos aos entrelugares fluidos. Rev. Port. de Educação [online]. 2006, vol.19, n.2, pp.7-20. ISSN 0871-9187.
A sala de aula está marcada pela diferença, muitas vezes naturalizada e destituída de seu conteúdo ambíguo. Cria-se uma trama discursiva que desloca o foco da exclusão do diferente, mantido fora da escola ou enclausurado em espaços desvalorizados no cotidiano escolar, para a exclusão da diferença que entra na sala de aula com a democratização do acesso à escola. A transformação do discurso da escola sobre a diferença e a constante redefinição dos dispositivos pedagógicos trazem indícios da tensão homogeneidade/heterogeneidade, constitutiva do cotidiano da sala de aula. A realização de dinâmicas pedagógicas vinculadas à produção de resultados escolares favoráveis às crianças das classes populares demanda diálogo, o que exige o reconhecimento dessas crianças como produtoras de práticas, conhecimentos e sentidos; como sujeitos que também têm poder na configuração das relações pedagógicas, do processo aprendizagemensino e da dinâmica da sala de aula.
Palavras-chave : Cotidiano escolar; Diferença; Avaliação; Diálogo.