SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Sala de Aula: dos lugares fixos aos entrelugares fluidosPara uma nova cultura profissional: uma abordagem da complexidade na formação inicial de professores do 1º CEB índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

FERNANDES, Domingos. Para uma teoria da avaliação formativa. Rev. Port. de Educação [online]. 2006, vol.19, n.2, pp.21-50. ISSN 0871-9187.

A principal finalidade deste artigo é a de contribuir para a construção de uma teoria da avaliação formativa que, no essencial, possa orientar, fundamentar e melhorar as práticas de avaliação nas salas de aula. Para além de se apresentar, discutir e definir o conceito de avaliação formativa alternativa, propõe-se o desenvolvimento de investigação que permita compreender: a) os processos de desenvolvimento do currículo nas salas de aula e a sua relação com os processos de avaliação; b) os papéis de alunos e professores nos processos de ensino, aprendizagem e avaliação; e c) os contextos, dinâmicas e ambientes de ensino, aprendizagem e avaliação nas salas de aula. Propõe-se ainda que se descrevam, analisem e interpretem as realidades da avaliação formativa nas salas de aula de forma a desenvolver a investigação empírica e a construção teórica nesta área. Neste sentido, são dados exemplos de questões de investigação que se consideram prioritárias.

Palavras-chave : Teoria da avaliação; Avaliação formativa; Avaliação e aprendizagens.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )