SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Para uma nova cultura profissional: uma abordagem da complexidade na formação inicial de professores do 1º CEBEstilos de aprendizaje y recursos de la hipermedia aplicados en la enseñanza de planificación de transportes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

MAGALHAES, Sandra Isabel Rodrigues  y  TENREIRO-VIEIRA, Celina. Educação em Ciências para uma articulação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Pensamento crítico: Um programa de formação de professores. Rev. Port. de Educação [online]. 2006, vol.19, n.2, pp.85-110. ISSN 0871-9187.

A concretização de práticas pedagógico-didácticas que favoreçam a formação de indivíduos cientificamente literados obriga a uma intervenção a nível da formação de professores. Nesta óptica, desenvolveu-se, implementou-se e avaliou-se um programa de formação de professores de Ciências com uma orientação Ciência - Tecnologia - Sociedade/Pensamento Crítico [CTS/PC]. A análise dos dados recolhidos, com base em questionários e entrevistas, evidenciou que o programa de formação contribuiu para que os professores (re)construíssem concepções acerca de Ciência numa perspectiva de interrelação com a Tecnologia e com a Sociedade; (re)construíssem conhecimentos sobre a orientação CTS e o PC e revelassem predisposição para implementar práticas pedagógico-didácticas CTS/PC.

Palabras clave : Orientação CTS; Pensamento crítico; Programa de formação.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )