SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Learning styles and hypermidia resources applied to a transportation planning courseViolence among school peers in basic education: a questionnaire surveyed for the portuguese school population author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

BASTOS, Luzia da Conceição Alves Lage Machado. O trabalho de grupo na aula de língua materna: contributos para o desenvolvimento de competências verbais orais. Rev. Port. de Educação [online]. 2006, vol.19, n.2, pp.139-155. ISSN 0871-9187.

A interacção aluno-aluno em trabalho de grupo, na aula de língua materna, constitui uma alternativa válida à tradicional e mais vulgar forma de interacção (professor-turma), nomeadamente para o desenvolvimento de competências verbais orais. Os resultados da análise do corpus - 10 aulas de trabalho de grupo, com alunos de 8º ano -, à luz de dois grupos de categorias - modos de interacção e problemas de interacção -, demonstram, por um lado, realizações verbais com uma diversidade de funções comunicativas que não se verifica quando os discentes se limitam a ser "respondentes" a perguntas do professor e, por outro, uma baixa ocorrência de problemas de interacção. Para lá do interesse destes dados para uma comparação com a interacção professor-turma, sobressai a necessidade de um enfoque particular sobre vários aspectos da comunicação entre pares (gestão da palavra, variáveis de influência, entre outros), para percebermos as implicações didácticas que daqui decorrem.

Keywords : Trabalho de grupo; Interacção em sala de aula; Competência verbal oral.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )