SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Estilos de aprendizaje y recursos de la hipermedia aplicados en la enseñanza de planificación de transportesO estudo da violência entre pares no 3º ciclo do ensino básico: um questionário aferido para a população escolar portuguesa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

BASTOS, Luzia da Conceição Alves Lage Machado. O trabalho de grupo na aula de língua materna: contributos para o desenvolvimento de competências verbais orais. Rev. Port. de Educação [online]. 2006, vol.19, n.2, pp.139-155. ISSN 0871-9187.

A interacção aluno-aluno em trabalho de grupo, na aula de língua materna, constitui uma alternativa válida à tradicional e mais vulgar forma de interacção (professor-turma), nomeadamente para o desenvolvimento de competências verbais orais. Os resultados da análise do corpus - 10 aulas de trabalho de grupo, com alunos de 8º ano -, à luz de dois grupos de categorias - modos de interacção e problemas de interacção -, demonstram, por um lado, realizações verbais com uma diversidade de funções comunicativas que não se verifica quando os discentes se limitam a ser "respondentes" a perguntas do professor e, por outro, uma baixa ocorrência de problemas de interacção. Para lá do interesse destes dados para uma comparação com a interacção professor-turma, sobressai a necessidade de um enfoque particular sobre vários aspectos da comunicação entre pares (gestão da palavra, variáveis de influência, entre outros), para percebermos as implicações didácticas que daqui decorrem.

Palabras clave : Trabalho de grupo; Interacção em sala de aula; Competência verbal oral.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )