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Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187
Resumo
BASTOS, Luzia da Conceição Alves Lage Machado. O trabalho de grupo na aula de língua materna: contributos para o desenvolvimento de competências verbais orais. Rev. Port. de Educação [online]. 2006, vol.19, n.2, pp.139-155. ISSN 0871-9187.
A interacção aluno-aluno em trabalho de grupo, na aula de língua materna, constitui uma alternativa válida à tradicional e mais vulgar forma de interacção (professor-turma), nomeadamente para o desenvolvimento de competências verbais orais. Os resultados da análise do corpus - 10 aulas de trabalho de grupo, com alunos de 8º ano -, à luz de dois grupos de categorias - modos de interacção e problemas de interacção -, demonstram, por um lado, realizações verbais com uma diversidade de funções comunicativas que não se verifica quando os discentes se limitam a ser "respondentes" a perguntas do professor e, por outro, uma baixa ocorrência de problemas de interacção. Para lá do interesse destes dados para uma comparação com a interacção professor-turma, sobressai a necessidade de um enfoque particular sobre vários aspectos da comunicação entre pares (gestão da palavra, variáveis de influência, entre outros), para percebermos as implicações didácticas que daqui decorrem.
Palavras-chave : Trabalho de grupo; Interacção em sala de aula; Competência verbal oral.