SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Estilos de aprendizagem e recursos da hipermídia aplicados no ensino de planejamento de transportesO estudo da violência entre pares no 3º ciclo do ensino básico: um questionário aferido para a população escolar portuguesa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

BASTOS, Luzia da Conceição Alves Lage Machado. O trabalho de grupo na aula de língua materna: contributos para o desenvolvimento de competências verbais orais. Rev. Port. de Educação [online]. 2006, vol.19, n.2, pp.139-155. ISSN 0871-9187.

A interacção aluno-aluno em trabalho de grupo, na aula de língua materna, constitui uma alternativa válida à tradicional e mais vulgar forma de interacção (professor-turma), nomeadamente para o desenvolvimento de competências verbais orais. Os resultados da análise do corpus - 10 aulas de trabalho de grupo, com alunos de 8º ano -, à luz de dois grupos de categorias - modos de interacção e problemas de interacção -, demonstram, por um lado, realizações verbais com uma diversidade de funções comunicativas que não se verifica quando os discentes se limitam a ser "respondentes" a perguntas do professor e, por outro, uma baixa ocorrência de problemas de interacção. Para lá do interesse destes dados para uma comparação com a interacção professor-turma, sobressai a necessidade de um enfoque particular sobre vários aspectos da comunicação entre pares (gestão da palavra, variáveis de influência, entre outros), para percebermos as implicações didácticas que daqui decorrem.

Palavras-chave : Trabalho de grupo; Interacção em sala de aula; Competência verbal oral.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )