SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Group work and development of oral competencesAltruism and education: condition, consciousness and dignity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

FREIRE, Isabel P.; SIMAO, Ana M. Veiga  and  FERREIRA, Ana S.. O estudo da violência entre pares no 3º ciclo do ensino básico : um questionário aferido para a população escolar portuguesa. Rev. Port. de Educação [online]. 2006, vol.19, n.2, pp.157-183. ISSN 0871-9187.

No presente artigo apresenta-se um questionário que constitui um instrumento de estudo de diferentes manifestações de violência entre pares, para o 3º ciclo do ensino básico, aferido para a população portuguesa. Após uma breve introdução à problemática da violência entre pares, descreve-se sinteticamente o processo de construção do questionário e dá-se uma sinopse do instrumento. Por fim, apresentam-se os resultados mais relevantes da aplicação do referido questionário a 242 alunos de uma escola do 3º ciclo do ensino básico da cidade de Lisboa. A análise destes dados permitiu concluir, por exemplo, que existe independência entre ser agressor de bullying e o ano de escolaridade mas que, pelo contrário, os casos de agressão sistemática (quer de alunos-vítimas, quer de alunos-agressores) variam com o género.

Keywords : Agressores; Maus-tratos entre iguais; Questionário; Violência entre pares; Vítimas.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )