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Revista Portuguesa de Educação
versión impresa ISSN 0871-9187
Resumen
TORRES, Carlos Alberto. O lugar das diversidades e das cidadanias na Sociologia da Educação. Rev. Port. de Educação [online]. 2007, vol.20, n.1, pp.07-45. ISSN 0871-9187.
Os dilemas da cidadania numa sociedade democrática, diversa e multicultural podem esboçar-se da seguinte forma: as teorias da cidadania foram elaboradas na tradição da teoria politica ocidental por homens brancos e heterossexuais, que identificaram uma cidadania homogénea através de um processo de exclusão sistemática e não de inclusão na organização política. As missões polifacetadas com que deve enfrentar-se o multiculturalismo e a experiência política concreta dos anos oitenta e noventa implicaram que até agora os seus diferentes partidários foram incapazes de abordar a necessidade de uma teoria da cidadania multicultural para fazer avançar os objectivos democráticos no contexto das teorias da democracia. Facilitar a aprendizagem e a educação das crianças, jovens e adultos é o que a educação pública deve realizar. Este é outro motivo prático pelo qual deveríamos rever periodicamente as relações teóricas entre estado, educação, cidadania, democracia e multiculturalismo.
Palabras clave : Cidadania multicultural; Identidade; Novos movimentos sociais; Democracia e educação.