SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Governar a educação, diversidade nacional e as cidadanias globalizadas na Grã-Bretanha índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

TORRES, Carlos Alberto. O lugar das diversidades e das cidadanias na Sociologia da Educação. Rev. Port. de Educação [online]. 2007, vol.20, n.1, pp.07-45. ISSN 0871-9187.

Os dilemas da cidadania numa sociedade democrática, diversa e multicultural podem esboçar-se da seguinte forma: as teorias da cidadania foram elaboradas na tradição da teoria politica ocidental por homens brancos e heterossexuais, que identificaram uma cidadania homogénea através de um processo de exclusão sistemática e não de inclusão na organização política. As missões polifacetadas com que deve enfrentar-se o multiculturalismo e a experiência política concreta dos anos oitenta e noventa implicaram que até agora os seus diferentes partidários foram incapazes de abordar a necessidade de uma teoria da cidadania multicultural para fazer avançar os objectivos democráticos no contexto das teorias da democracia. Facilitar a aprendizagem e a educação das crianças, jovens e adultos é o que a educação pública deve realizar. Este é outro motivo prático pelo qual deveríamos rever periodicamente as relações teóricas entre estado, educação, cidadania, democracia e multiculturalismo.

Palabras clave : Cidadania multicultural; Identidade; Novos movimentos sociais; Democracia e educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )