SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Silenciar la Polisemia y Tornar los Sujetos Invisibles: Indagaciones al Discurso sobre la Calidad de la EducaciónA escola como entreposto cultural: o cultural e o simbólico no desenvolvimento democrático da escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

BARROSO, Geraldo. Crise da escola ou na escola? Uma análise da crise de sentido dos sistemas públicos de escolarização obrigatória . Rev. Port. de Educação [online]. 2008, vol.21, n.1, pp.33-58. ISSN 0871-9187.

Este estudo coloca em discussão os significados que são atribuídos à crise da escola pública de frequência obrigatória na literatura educacional crítica produzida desde fins do século XX no Brasil e em Portugal. Elenca as expectativas otimistas que impulsionaram - após a Segunda Guerra Mundial - a massificação da instituição escolar, fazendo um confronto com os impasses com que os sistemas públicos de ensino se defrontam, neste início do século XXI, diante das promessas não cumpridas da modernidade. Aborda, ainda, o impacto das transformações de economias e culturas globalizadas, de sociedades multiculturais, de informatização acelerada e de Estados-Nação esvaziados de suas funções históricas para a configuração dessa crise e os diferentes dispositivos que têm sido elaborados, no Brasil e em Portugal, destinados a superá-la.

Palabras clave : Ensino público; Fracasso escolar; História da educação; Escola pública.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )