SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Silenciar a polissemia e invisibilizar os sujeitos: indagações ao discurso sobre a qualidade da educaçãoA escola como entreposto cultural: o cultural e o simbólico no desenvolvimento democrático da escola índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

BARROSO, Geraldo. Crise da escola ou na escola? Uma análise da crise de sentido dos sistemas públicos de escolarização obrigatória . Rev. Port. de Educação [online]. 2008, vol.21, n.1, pp.33-58. ISSN 0871-9187.

Este estudo coloca em discussão os significados que são atribuídos à crise da escola pública de frequência obrigatória na literatura educacional crítica produzida desde fins do século XX no Brasil e em Portugal. Elenca as expectativas otimistas que impulsionaram - após a Segunda Guerra Mundial - a massificação da instituição escolar, fazendo um confronto com os impasses com que os sistemas públicos de ensino se defrontam, neste início do século XXI, diante das promessas não cumpridas da modernidade. Aborda, ainda, o impacto das transformações de economias e culturas globalizadas, de sociedades multiculturais, de informatização acelerada e de Estados-Nação esvaziados de suas funções históricas para a configuração dessa crise e os diferentes dispositivos que têm sido elaborados, no Brasil e em Portugal, destinados a superá-la.

Palavras-chave : Ensino público; Fracasso escolar; História da educação; Escola pública.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )