SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Power questions in pedagogic board: reflections from a case study of the schools grouping author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

FONTOURA, Maria Madalena. Política e acção pública: Entre uma regulação centralizada e uma regulação multipolar. Rev. Port. de Educação [online]. 2008, vol.21, n.2, pp.5-31. ISSN 0871-9187.

Este texto situa-se no campo alargado da análise política e tem o propósito de contribuir para a compreensão do processo de construção e regulação das políticas públicas, dando conta da complexidade do processo que vai muito para além do momento da decisão, implicando diferentes instâncias e uma grande multiplicidade de actores. Constitui uma reflexão, construída a partir das análises, interrogações, comentários e críticas produzidas por diferentes autores, a partir de diferentes prismas, que incidiram sobre a política educativa portuguesa das últimas décadas, no que diz respeito à autonomia das escolas e aos efeitos observados na aplicação das medidas que a invocaram, particularmente no que se refere aos projectos, aqui considerados como instrumentos para resolver problemas e criar oportunidades na fronteira entre o social e o político. Representa ainda a oportunidade de mostrar a importância do tempo na construção e análise das políticas públicas.

Keywords : Análise política; Acção pública; Politicas públicas; Autonomia das escolas; Projectos.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )