SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Power questions in pedagogic board: reflections from a case study of the schools groupingDiscourses, knowledge and power: a study of teachers' and experts' writings in portuguese educational journals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

RIBEIRO, Isabel. Factores decisivos para a escolha do binómio curso/instituição: o caso do ensino superior agrário português. Rev. Port. de Educação [online]. 2008, vol.21, n.2, pp.69-89. ISSN 0871-9187.

Este estudo tem como objectivo identificar os determinantes da escolha educacional e apoia-se em dados primários obtidos através da aplicação de um questionário ao universo dos alunos que se inscreveram, pela primeira vez, no ano 2004, em cursos leccionados em instituições vocacionadas para o ensino superior das ciências agrárias (909 alunos). Através da estimação de modelos logit, foram identificados como determinantes da escolha educacional factores pessoais, particularmente o facto do indivíduo estar ou não bem informado sobre os cursos e as instituições a que se pode candidatar; factores de desempenho e académicos, nomeadamente a nota de acesso, motivos de candidatura ao ensino superior e atitudes perante o trabalho e os estudos; factores contextuais, designadamente o facto do indivíduo se encontrar em situação de deslocado, os meios de subsistência, a preparação generalista que o curso proporciona, o prestigio do curso, a existência de maior número de vagas no curso e na instituição, a tradição familiar; e, finalmente, factores sócio-económicos, como o nível de rendimento do agregado familiar e a escolaridade dos progenitores.

Keywords : Ensino Superior Português; Ciências Agrárias; Logit; Escolha educacional.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )