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Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

GOUVEA, Maria Cristina Soares de. Discursos, saberes e poder: estudo de escritas de professores e especialistas nas revistas educacionais portuguesas (1880-1900). Rev. Port. de Educação [online]. 2008, vol.21, n.2, pp.91-114. ISSN 0871-9187.

O texto analisa os discursos sobre o aluno português produzidos por professores e especialistas, presentes nas revistas de educação e ensino do último quartel do século XIX. Tem-se em vista apreender a singularidade das produções discursivas, definidas pela identidade profissional dos autores. Observa-se que os especialistas fazem circular saberes dotados de maior legitimidade social, identificados com o cientificismo característico do período. Por outro lado, os professores, em suas escritas, expressam um saber técnico, fruto do aprendizado das práticas 'escriturísticas' relacionadas ao ofício docente. Define-se um peso social diferenciado, fruto da legitimidade dos autores e dos espaços de circulação discursiva, que informaram historicamente relações de saber/poder.

Keywords : Professores; Especialistas; Discursos; Revistas de educação.

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