SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Factores decisivos para a escolha do binómio curso/instituição: o caso do ensino superior agrário portuguêsTarea de lectura de palabras aisladas: una proposta de análisis de errores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

GOUVEA, Maria Cristina Soares de. Discursos, saberes e poder: estudo de escritas de professores e especialistas nas revistas educacionais portuguesas (1880-1900). Rev. Port. de Educação [online]. 2008, vol.21, n.2, pp.91-114. ISSN 0871-9187.

O texto analisa os discursos sobre o aluno português produzidos por professores e especialistas, presentes nas revistas de educação e ensino do último quartel do século XIX. Tem-se em vista apreender a singularidade das produções discursivas, definidas pela identidade profissional dos autores. Observa-se que os especialistas fazem circular saberes dotados de maior legitimidade social, identificados com o cientificismo característico do período. Por outro lado, os professores, em suas escritas, expressam um saber técnico, fruto do aprendizado das práticas 'escriturísticas' relacionadas ao ofício docente. Define-se um peso social diferenciado, fruto da legitimidade dos autores e dos espaços de circulação discursiva, que informaram historicamente relações de saber/poder.

Palabras clave : Professores; Especialistas; Discursos; Revistas de educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )