SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Tarea de lectura de palabras aisladas: una proposta de análisis de erroresA animação educativa no desenvolvimento pessoal e social de futuros formadores: uma abordagem centrada na prática teatral índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

DAMIANI, Magda Floriana. Trabalhando com textos no ensino superior. Rev. Port. de Educação [online]. 2008, vol.21, n.2, pp.139-159. ISSN 0871-9187.

Este artigo tem por objetivo apresentar, discutir e avaliar uma proposta de atividade didática no ensino superior, baseada principalmente na leitura e discussão de textos e demandando uma postura ativa por parte dos estudantes. Tal proposta foi formulada como uma alternativa às atividades didáticas tradicionais, que geralmente utilizam os textos apenas como fontes de informações. Ela está embasada na Psicologia Sócio-Histórica e vem sendo desenvolvida na Universidade Federal de Pelotas (Brasil). Foi analisada por meio de avaliações escritas que colheram as opiniões de estudantes de uma turma de Pedagogia sobre tal proposta. As avaliações sofreram um processo de análise temática e indicam que a proposta, apesar de algumas críticas (relativas, principalmente, ao esforço necessário para desenvolver as tarefas), foi considerada bem sucedida. As estudantes apontaram que, por meio das atividades realizadas, puderam: compreender de maneira mais profunda os textos lidos e internalizar seu conteúdo de forma mais eficiente, estabelecer interconexões com outros conteúdos anteriormente trabalhados e/ou com experiências vivenciadas e refletir sobre o que aprenderam, além de desenvolver e aprimorar suas habilidades de expressão escrita e outras relacionadas aos processos de pensamento.

Palabras clave : Trabalho com textos; Ensino superior; Aprendizagem; Psicologia Sócio-Histórica.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )