SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Learning strategies of 5th and 7th form students and their results in sciences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

MORAIS, Ana Maria  and  NEVES, Isabel Pestana. Textos e contextos educativos que promovem aprendizagem: optimização de um modelo de prática pedagógica. Rev. Port. de Educação [online]. 2009, vol.22, n.1, pp.5-28. ISSN 0871-9187.

Ao longo de vinte anos de investigação, temos procurado respostas para o problema de melhorar a aprendizagem dos alunos, particularmente dos desfavorecidos, sem diminuir o nível de exigência conceptual. A investigação tem-se focado em diversos contextos: contextos de aprendizagem na família e na escola, contextos de formação de professores e contextos de construção de programas e manuais escolares. De forma a dirigir a investigação e a analisar os resultados, temos construído modelos específicos. Aproximações sucessivas conduziram a um modelo que conceptualiza uma prática pedagógica que parece ter o potencial para levar os alunos ao sucesso na escola, diminuindo o fosso entre alunos socialmente diferenciados. Os estudos têm tido como enquadramento conceptual fundamental a teoria do discurso pedagógico de Bernstein. Neste artigo pretende-se apresentar o modelo e descrever as suas características, mostrar a forma como ele tem sido usado e discutir a sua optimização. Um novo modelo teórico, derivado dessa optimização, será testado em investigação futura.

Keywords : Prática pedagógica; Aprendizagem dos alunos; Contextos sociais.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )