SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Estratégias de estudo de alunos dos 5º e 7º anos e resultados em ciências índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

MORAIS, Ana Maria  e  NEVES, Isabel Pestana. Textos e contextos educativos que promovem aprendizagem: optimização de um modelo de prática pedagógica. Rev. Port. de Educação [online]. 2009, vol.22, n.1, pp.5-28. ISSN 0871-9187.

Ao longo de vinte anos de investigação, temos procurado respostas para o problema de melhorar a aprendizagem dos alunos, particularmente dos desfavorecidos, sem diminuir o nível de exigência conceptual. A investigação tem-se focado em diversos contextos: contextos de aprendizagem na família e na escola, contextos de formação de professores e contextos de construção de programas e manuais escolares. De forma a dirigir a investigação e a analisar os resultados, temos construído modelos específicos. Aproximações sucessivas conduziram a um modelo que conceptualiza uma prática pedagógica que parece ter o potencial para levar os alunos ao sucesso na escola, diminuindo o fosso entre alunos socialmente diferenciados. Os estudos têm tido como enquadramento conceptual fundamental a teoria do discurso pedagógico de Bernstein. Neste artigo pretende-se apresentar o modelo e descrever as suas características, mostrar a forma como ele tem sido usado e discutir a sua optimização. Um novo modelo teórico, derivado dessa optimização, será testado em investigação futura.

Palavras-chave : Prática pedagógica; Aprendizagem dos alunos; Contextos sociais.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )