SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1The professor and researcher in brazilian public university in the context of the internationalization of capital: the produtivity of the highly qualified immaterial laborMen and Women "of their word": dialogue and popular education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

VALLE, Ione Ribeiro  and  RUSCHEL, Elizete. A meritocracia na política educacional brasileira (1930-2000). Rev. Port. de Educação [online]. 2009, vol.22, n.1, pp.179-206. ISSN 0871-9187.

Este estudo analisa as políticas oficiais destinadas à educação brasileira e catarinense da década de 1930 aos dias de hoje e seus impactos no acesso ao ensino fundamental e médio. Procuramos caracterizar nossos sistemas de ensino como seletivos entre 1930 e 1945, quando o acesso à escola é extremamente restrito; como diferenciados entre 1946 e 1969, quando o princípio da igualdade de oportunidades é apreendido em termos de seleção e de diferenciação; como regulados entre 1970 e 1987, quando o controle ideológico e a qualificação para o trabalho são prioridades; como meritocráticos desde 1988, quando os brasileiros conquistam efetivamente o direito à educação. Para tentar apreender as principais conseqüências desses dispositivos legais sobre o movimento de acesso à escola, examinamos alguns índices de escolarização, sobretudo de Santa Catarina.

Keywords : Meritocracia escolar; Política educacional; Ensino fundamental; Ensino médio.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )