SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2The place of schools in France at V Republic: a parallel recomposition of the justice and the State formsReflections on the non-school in the school and beyond author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

ESTEVAO, Carlos Vilar. Educação, globalizações e cosmopolitismos: novos direitos, novas desigualdades. Rev. Port. de Educação [online]. 2009, vol.22, n.2, pp.35-52. ISSN 0871-9187.

Tendo presente o contexto actual onde emergem novas desigualdades e novas injustiças pretende-se articular o processo de globalização com a construção do cosmopolitismo e da justiça social, distinguindo nesta discussão diversas modalidades de cosmopolitismo, nomeadamente a neoliberal e a democrática. Na linha desta última, o autor aprofunda a noção de cosmopoliticidade para vincar não apenas a ideia de universalidade mas também a de dialogicidade global e de politicidade. A partir deste enquadramento analítico, o autor desenvolve as implicações da cosmopoliticidade democrática na educação em geral e na gestão das organizações educativas em particular, no sentido de esta contribuir também para o reforço da justiça global e para o "cultivo da humanidade".

Keywords : Cosmopolitismo; Justiça; Educação; Desigualdades.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )