SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2O lugar dos estabelecimentos escolares em França na V República: uma recomposição paralela das formas da justiça e das formas do Estado (1959-2009)Reflexões sobre o não-escolar na escola e para além dela índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

ESTEVAO, Carlos Vilar. Educação, globalizações e cosmopolitismos: novos direitos, novas desigualdades. Rev. Port. de Educação [online]. 2009, vol.22, n.2, pp.35-52. ISSN 0871-9187.

Tendo presente o contexto actual onde emergem novas desigualdades e novas injustiças pretende-se articular o processo de globalização com a construção do cosmopolitismo e da justiça social, distinguindo nesta discussão diversas modalidades de cosmopolitismo, nomeadamente a neoliberal e a democrática. Na linha desta última, o autor aprofunda a noção de cosmopoliticidade para vincar não apenas a ideia de universalidade mas também a de dialogicidade global e de politicidade. A partir deste enquadramento analítico, o autor desenvolve as implicações da cosmopoliticidade democrática na educação em geral e na gestão das organizações educativas em particular, no sentido de esta contribuir também para o reforço da justiça global e para o "cultivo da humanidade".

Palavras-chave : Cosmopolitismo; Justiça; Educação; Desigualdades.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )