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Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

PALHARES, José Augusto. Reflexões sobre o não-escolar na escola e para além dela. Rev. Port. de Educação [online]. 2009, vol.22, n.2, pp.53-84. ISSN 0871-9187.

Admitindo-se que a escola pública está em transformação, particularmente no que respeita à (re)definição das suas funções sociais e à sua expressão na estruturação do quotidiano das crianças e dos jovens, partimos para esta reflexão alimentados pela convicção de que é possível compreendê-la pela deambulação crítica entre as suas fronteiras e ao mesmo tempo estabelecer pistas de análise sobre as relações que esta instituição estabelece com outras instâncias educativas. A implementação de medidas políticas como a "escola a tempo inteiro" surge neste texto como a alavanca reflexiva para se pensar as possibilidades educativas que se esboçam entre o escolar e o não-escolar, tanto nos espaços e tempos escolares como para além deles. Não deixaremos também de problematizar a crescente centralidade da cultura escolar na construção e na definição de percursos, estratégias e experiências de educação (não-formais e informais) nos distintos quadros de vida dos alunos.

Palavras-chave : Educação escolar e educação não-escolar (não-formal e informal); Percursos educativos; Escola a tempo inteiro; Periferias educativas.

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