SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Como discursos dominantes nos espaços da educação atravessam práticas docentes?Estudo de tradução, adaptação e validação do ASSIST numa amostra de estudantes universitários portugueses índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

SANTOS, Ana Maria Marques  e  DELUIZ, Neise. Economia popular e educação: a experiência de uma cooperativa de reciclagem de lixo no Rio de Janeiro. Rev. Port. de Educação [online]. 2009, vol.22, n.2, pp.159-190. ISSN 0871-9187.

Nesta texto analisamos as práticas de uma Cooperativa de Reciclagem de Lixo situada na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, enfocando a organização e relações de trabalho; os saberes produzidos nos processos de trabalho e as redes de ação coletiva estabelecidas com a comunidade. Os dados foram obtidos através de entrevistas realizadas com os cooperados e suas lideranças e com os técnicos da ONG AutreTerre, que apóia o projeto. Os resultados da pesquisa qualitativa apontam que esta experiência de economia popular e solidária tornou-se uma alternativa de inclusão social, gerando trabalho e renda, além de saberes e valores, na perspectiva de uma educação popular crítica. Nas relações da Cooperativa com a comunidade são estabelecidas redes de ação coletiva, resgatando-se o espaço público, no qual a publicização da diversidade de idéias e concepções pode viabilizar a o exercício da cidadania.

Palavras-chave : Economia solidária; Educação popular; Movimentos sociais; Cooperativismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )