SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Popular economy and education: the experience of a waste recycling cooperative in Rio de JaneiroThe self-evaluation of Tutors’ function at the Undergraduation Course in Distance Pedagogy of a Brazilian University author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

VALADAS, Sandra T.; GONCALVES, Fernando R.  and  FAISCA, Luís. Estudo de tradução, adaptação e validação do ASSIST numa amostra de estudantes universitários portugueses. Rev. Port. de Educação [online]. 2009, vol.22, n.2, pp.191-217. ISSN 0871-9187.

Neste estudo são analisadas as abordagens ao estudo, concepções de aprendizagem e preferências por diferentes estilos de ensino características de estudantes universitários. Foi nossa intenção construir uma versão portuguesa do Approaches and Study Skills Inventory for Students - short version (Tait, Entwistle & McCune, 1998), aferindo a sua validade e fidelidade numa amostra de estudantes universitários portugueses. Os resultados na validade de constructo e os indicadores de fidelidade do instrumento parecem demonstrar que, no global, o ASSIST avalia os constructos teóricos subjacentes e os estudantes que integraram este estudo parecem, de facto, revelar determinadas formas de abordar as tarefas de estudo e de aprendizagem. São, contudo, de destacar algumas limitações, não só características de instrumentos desta natureza, mas também resultantes dos próprios procedimentos e de alguns resultados menos satisfatórios em algumas das subescalas do inventário.

Keywords : Abordagens ao estudo; Concepções de aprendizagem; Estudantes universitários; ASSIST.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )