SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Lifelong Learning - between novelty and the reproduction of old inequalitiesDemocratic management in public schools: an educational experience of the MST author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

RUSCHEINSKY, Aloísio. Contribuições das ciências sociais em face dos entraves à educação para sociedades sustentáveis. Rev. Port. de Educação [online]. 2010, vol.23, n.1, pp.29-54. ISSN 0871-9187.

O objeto da investigação centra-se no debate sobre educação e sociedades sustentáveis e as interrogações a propósito deste significado, com a respectiva entonação ideológica. O campo do ambientalismo está desafiado em suas proposições, tanto pelas inovações e seus riscos tecnológicos quanto pela dialética de agregar aos direitos de cidadania também a contemporânea emergência de direitos ao e do meio ambiente. O objetivo é apresentar, sob o enfoque das ciências sociais, algumas provocações sobre a denominação, os condicionamentos e os nexos entre educação e sociedades sustentáveis, de tal forma que tais aspectos atentam às tensões prementes e suscitem, no debate, tanto interrogações urgentes quanto a busca por práticas sociais e responsabilidades públicas. O resultado almejado é apontar controvérsias envolvidas no nexo entre atores socioambientais e a constituição de sociedade sustentável. É a tentativa de contribuir com um amplo esforço empreendido para forjar multiplicadores ou agentes de educação ambiental, interrogando o cuidado efetivo ou envolvimento subjetivo, bem como políticas eficientes ante a crise ambiental.

Keywords : Sociedades sustentáveis; Direitos; Atores socioambientais; Dialética.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )