SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Aprendizagem ao longo da vida: entre a novidade e a reprodução de velhas desigualdadesLa gestión democrática en las escuelas públicas: una experiencia educativa del MST índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

RUSCHEINSKY, Aloísio. Contribuições das ciências sociais em face dos entraves à educação para sociedades sustentáveis. Rev. Port. de Educação [online]. 2010, vol.23, n.1, pp.29-54. ISSN 0871-9187.

O objeto da investigação centra-se no debate sobre educação e sociedades sustentáveis e as interrogações a propósito deste significado, com a respectiva entonação ideológica. O campo do ambientalismo está desafiado em suas proposições, tanto pelas inovações e seus riscos tecnológicos quanto pela dialética de agregar aos direitos de cidadania também a contemporânea emergência de direitos ao e do meio ambiente. O objetivo é apresentar, sob o enfoque das ciências sociais, algumas provocações sobre a denominação, os condicionamentos e os nexos entre educação e sociedades sustentáveis, de tal forma que tais aspectos atentam às tensões prementes e suscitem, no debate, tanto interrogações urgentes quanto a busca por práticas sociais e responsabilidades públicas. O resultado almejado é apontar controvérsias envolvidas no nexo entre atores socioambientais e a constituição de sociedade sustentável. É a tentativa de contribuir com um amplo esforço empreendido para forjar multiplicadores ou agentes de educação ambiental, interrogando o cuidado efetivo ou envolvimento subjetivo, bem como políticas eficientes ante a crise ambiental.

Palabras clave : Sociedades sustentáveis; Direitos; Atores socioambientais; Dialética.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )