SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Contributions of social sciences before barriers in educations for sustentainable societiesThe work of the teachers in contexts of pertaining to school management author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

DAL RI, Neusa Maria  and  VIEITEZ, Candido Giraldez. Gestão democrática na escola pública: uma experiência educacional do MST. Rev. Port. de Educação [online]. 2010, vol.23, n.1, pp.55-80. ISSN 0871-9187.

O objetivo deste trabalho é discutir a pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra por meio da análise dos principais elementos pedagógicos presentes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Construindo o Caminho. A investigação revelou que a Escola sobre a qual o Movimento detém a posse tem funcionamento e organização diversos dos usualmente encontrados nas escolas oficiais, colocando em epígrafe categorias educacionais como a união do ensino com o trabalho e a gestão democrática compartilhada entre alunos, professores, funcionários e comunidade.

Keywords : Educação democrática; Autogestão; MST; Trabalho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )