SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Contribuiciones de las ciencias sociales frente los obstaculos de la educación de la educación en las sociedades sustentablesO trabalho dos professores em contextos de gestão escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

DAL RI, Neusa Maria  y  VIEITEZ, Candido Giraldez. Gestão democrática na escola pública: uma experiência educacional do MST. Rev. Port. de Educação [online]. 2010, vol.23, n.1, pp.55-80. ISSN 0871-9187.

O objetivo deste trabalho é discutir a pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra por meio da análise dos principais elementos pedagógicos presentes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Construindo o Caminho. A investigação revelou que a Escola sobre a qual o Movimento detém a posse tem funcionamento e organização diversos dos usualmente encontrados nas escolas oficiais, colocando em epígrafe categorias educacionais como a união do ensino com o trabalho e a gestão democrática compartilhada entre alunos, professores, funcionários e comunidade.

Palabras clave : Educação democrática; Autogestão; MST; Trabalho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )