SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Contribuições das ciências sociais em face dos entraves à educação para sociedades sustentáveisO trabalho dos professores em contextos de gestão escolar índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

DAL RI, Neusa Maria  e  VIEITEZ, Candido Giraldez. Gestão democrática na escola pública: uma experiência educacional do MST. Rev. Port. de Educação [online]. 2010, vol.23, n.1, pp.55-80. ISSN 0871-9187.

O objetivo deste trabalho é discutir a pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra por meio da análise dos principais elementos pedagógicos presentes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Construindo o Caminho. A investigação revelou que a Escola sobre a qual o Movimento detém a posse tem funcionamento e organização diversos dos usualmente encontrados nas escolas oficiais, colocando em epígrafe categorias educacionais como a união do ensino com o trabalho e a gestão democrática compartilhada entre alunos, professores, funcionários e comunidade.

Palavras-chave : Educação democrática; Autogestão; MST; Trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )