SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1O trabalho dos professores em contextos de gestão escolarA natureza da ciência nos currículos de ciências - Estudo do currículo de Ciências Naturais do 3º ciclo do ensino básico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

MELENDEZ, Luis Arturo Ávila. Projetos educativos regionais e projetos divergentes da nação. Rev. Port. de Educação [online]. 2010, vol.23, n.1, pp.99-117. ISSN 0871-9187.

Propomo-nos avaliar a participação de actores regionais na construção de cidadanias nacionais com nuances regionais por meio da criação das instituições da instrução superior do regime particular. Os projectos da nação dos actores regionais têm uma base social regional cuja historicidade é construída com os processos de luta entre grupos regionais de classe e na interacção com os agentes do governo nacional. Tentamos mostrar que os princípios promovidos no interior das instituições sobre a realidade social e política, o significado do compromisso político e justiça estão limitados aos resultados contrastantes em cada região de processos de luta de duração longa, como a concretização dos factos entre grupos regionais culturais e da classe durante a consolidação do estado post-revolucionário.

Palabras clave : Educação superior; Cultura regional; Estado-nação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )