SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2The school rationality as a civilizing process: the soul-capturing moral author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

ROMAO, José Eustáquio. Razões oprimidas. Rev. Port. de Educação [online]. 2010, vol.23, n.2, pp.7-34. ISSN 0871-9187.

Paulo Freire, em vida, instava sempre a seus mais próximos colaboradores que não o repetissem, mas que o reinventassem, em cada novo contexto. A abordagem das "razões oprimidas" é uma tentativa de reinvenção do legado freiriano no campo epistemológico. Assim, este texto retoma o princípio que Paulo Freire desenvolveu em Pedagogia do oprimido - o de que somente os oprimidos podem se libertar e libertar, também seus opressores -, estendendo-o ao campo da teoria do conhecimento e, portanto, demonstrando a vantagem epistemológica dos oprimidos e das oprimidas.

Keywords : Conscientização; Epistemologia; Libertação; Opressão.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )