SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2La racionalidad escolar como proceso civilizador: La moral que captura almas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

ROMAO, José Eustáquio. Razões oprimidas. Rev. Port. de Educação [online]. 2010, vol.23, n.2, pp.7-34. ISSN 0871-9187.

Paulo Freire, em vida, instava sempre a seus mais próximos colaboradores que não o repetissem, mas que o reinventassem, em cada novo contexto. A abordagem das "razões oprimidas" é uma tentativa de reinvenção do legado freiriano no campo epistemológico. Assim, este texto retoma o princípio que Paulo Freire desenvolveu em Pedagogia do oprimido - o de que somente os oprimidos podem se libertar e libertar, também seus opressores -, estendendo-o ao campo da teoria do conhecimento e, portanto, demonstrando a vantagem epistemológica dos oprimidos e das oprimidas.

Palabras clave : Conscientização; Epistemologia; Libertação; Opressão.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )