SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2New actors in educational work: social and educational mediatorsLearning scenarios: spaces of care, knowledge, power and citizenship in the formation of the nurse author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

FIGUEIREDO, Zenólia Christina Campos. Experiências profissionais, identidades e formação docente em educação física. Rev. Port. de Educação [online]. 2010, vol.23, n.2, pp.153-171. ISSN 0871-9187.

O foco deste trabalho é a reflexão sobre experiências profissionais, formação e identidades da/na docência. Discute identidade profissional de base e as dimensões que circunscrevem dela, por exemplo, formação, experiências e trajetórias, e também a profissão e as relações que decorrem dela, como as condições do trabalho docente e as relações que o professor constrói com os saberes. Retoma as experiências pessoais-profissionais para introduzir a discussão e aproximar-se da temática central do artigo; com o objetivo de trazer ao texto evidências empíricas, destaca questões de uma pesquisa concluída, geradas pelas narrativas dos professores colaboradores que atuam em escolas, no ensino da educação física em um contexto educacional brasileiro; e, finalmente, de maneira articulada, desenvolve reflexões teóricas pertinentes ao estudo da formação e transformação das identidades dos professores do ponto de vista pessoal-profissional e da profissão, com base na abordagem sociológica das identidades e relações profissionais.

Keywords : Experiências profissionais; Formação docente; Identidade social.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )