SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Experiências profissionais, identidades e formação docente em educação físicaDificuldade de aprendizagem na perspectiva das inteligências múltiplas: um estudo com um grupo de crianças brasileiras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

SILVA, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas  y  SANTOS, Neiva Maria Picinini. Os cenários de aprendizagem: espaços de cuidado, conhecimento, poder e cidadania na formação do enfermeiro. Rev. Port. de Educação [online]. 2010, vol.23, n.2, pp.173-189. ISSN 0871-9187.

Diariamente encontramos espaços de poder e cidadania, nos quais se desenvolve a assistência, a pesquisa e a formação profissional. Este artigo tem como objeto de estudo o significado dos cenários de aprendizagem para a formação do estudante de enfermagem. São seus objetivos descrever o significado de cenários de aprendizagem para o estudante de enfermagem e analisar o significado dos cenários de aprendizagem na formação profissional. Para o estudo utilizou-se a pesquisa qualitativa, de junho a julho/2008, num Centro Universitário/RJ. Os sujeitos são 41 estudantes do 1º período de Enfermagem, a 3ª turma a integrar o novo currículo de metodologias ativas. Os dados foram agrupados em quatro unidades temáticas: espaço para o conhecimento e o aprender; espaço de reconstrução de vivências para a enfermagem; espaço de escola e cidadania; espaço de vida, idéias, aptidões, informações, dúvidas e experiências. Os estudantes destacaram os cenários de aprendizagem como espaços de cuidado, poder e cidadania para a formação profissional.

Palabras clave : Cenários de aprendizagem; Formação na graduação; Estudante de enfermagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )