SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Learning scenarios: spaces of care, knowledge, power and citizenship in the formation of the nursePerceptions of excellent students about the teachers’role: a study with engineering students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

SILVA, Vera Lúcia Teixeira da  and  NISTA-PICCOLO, Vilma Leni. Dificuldade de aprendizagem na perspectiva das inteligências múltiplas: um estudo com um grupo de crianças brasileiras. Rev. Port. de Educação [online]. 2010, vol.23, n.2, pp.191-211. ISSN 0871-9187.

O texto apresenta um estudo realizado com treze crianças brasileiras, matriculadas na quarta série do ensino fundamental da rede pública do Estado de São Paulo, diagnosticadas como possuidoras de Dificuldade de Aprendizagem. O objetivo foi investigar a possibilidade de ampliar a aquisição, manifestação e expressão do conhecimento, por parte dessas crianças. Partindo-se da análise bibliográfica sobre Aprendizagem, Dificuldade de Aprendizagem e Inteligências Múltiplas, realizaram-se Intervenções Pedagógicas, visando estimular a pluralidade intelectual desses estudantes. Como método de análise optou-se pelo Paradigma Indiciário sugerido por Ginzburg (1989). Os dados levantados em entrevistas e observações durante a realização das Intervenções Pedagógicas apontaram sinais que podem ter favorecido a Dificuldade de Aprendizagem no contexto escolar. Após o período das Intervenções Pedagógicas, percebeu-se que a motivação, a disciplina, a interação, a auto-estima e a expressividade melhoraram consideravelmente. Além disso, os dados apontaram indícios que favorecem a aprendizagem, construídos no percurso da realização das Intervenções Pedagógicas.

Keywords : Aprendizagem; Dificuldade de aprendizagem; Inteligências múltiplas.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )