SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Perceptions of excellent students about the teachers’role: a study with engineering students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

SUAREZ, Pedro Álvarez  and  MARCOTE, Pedro Vega. Transversalidade da transversalidade. Análise de uma estratégia didáctica aplicada à educação para a sustentabilidade. Rev. Port. de Educação [online]. 2010, vol.23, n.2, pp.239-262. ISSN 0871-9187.

Ao comprar, tanto simples produtos de primeira necessidade como artigos de luxo, estamos, na maioria das vezes, a tomar decisões que afetam a qualidade ambiental do planeta. Entretanto, são poucas as pessoas que conhecem a relação entre os nossos hábitos cotidianos e a actual crise ambiental global. Assim, ainda que muitas pessoas estejam conscientes da necessidade de actuar sustentavelmente não sabem como fazê-lo na maioria das ocasiões. Por isso, é imprescindível que se dê aos cidadãos - consumidores - uma informação adequada que os capacite para actuar sustentavelmente. Neste âmbito, duas áreas transversais, a Educação Ambiental e a Educação para o Consumo, exercem um papel fundamental. De acordo com isso, apresenta-se uma estratégia didáctica que, a partir da "transversalidade" da transversalidade, pretende consciencializar e capacitar para um consumo responsável e sustentável, do qual se mostram, além disso, os resultados obtidos após sua aplicação em alunos da educação secundária (14-16).

Keywords : Transversalidade; Estratégia didática; Sustentabilidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )