SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Uma abordagem microssociológica de sala da aula, no âmbito da aprendizagem das ciências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

CADIMA, Joana; LEAL, Teresa  y  CANCELA, Joana. Interacções professor-aluno nas salas de aula no 1.º CEB: Indicadores de qualidade. Rev. Port. de Educação [online]. 2011, vol.24, n.1, pp.7-34. ISSN 0871-9187.

Diversos investigadores têm salientado a importância dos processos interactivos que ocorrem na sala de aula para o desempenho escolar dos alunos. Segundo investigações recentes, os recursos educacionais, nomeadamente, o currículo ou o nível de formação dos professores, apesar de serem importantes, não serão suficientes para assegurar aprendizagens significativas. Por outro lado, cada vez mais se reconhece que os primeiros anos de escolaridade são cruciais para o subsequente sucesso académico dos alunos. O presente trabalho apresenta uma síntese da investigação mais recente acerca das interacções professor-aluno do 1.º Ciclo do Ensino Básico que parecem ter um impacto positivo nas aprendizagens dos alunos. Apresenta ainda um modelo conceptual acerca dos processos interactivos, o modelo CLASS (Pianta, La Paro & Hamre, 2008) que contempla três grandes domínios: apoio a nível da instrução, gestão da sala e apoio socioemocional. Com base nesta conceptualização, são discutidas algumas das possíveis implicações para o sistema educativo.

Palabras clave : Interacções professor-aluno; 1.º CEB; Instrução; Organização da sala; Apoio socioemocional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )