SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Entre tradição e inovação: um estudo sobre mudanças no ensino de gramática em livros didáticos brasileiros de Língua PortuguesaDesenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

PINHEIRO, Margarida M.; SARRICO, Cláudia S.  y  SANTIAGO, Rui A.. Motivação e desempenho num curso de Simulação Empresarial. Rev. Port. de Educação [online]. 2011, vol.24, n.1, pp.145-191. ISSN 0871-9187.

No sentido de melhorar o desempenho dos graduados no mercado de trabalho, foi desenvolvido, segundo uma metodologia tipo PBL, um curso de Simulação Empresarial num curso de contabilidade. O foco deste trabalho centra-se na análise de qual o poder dos ambientes de aprendizagem inspirados em metodologias PBL nas motivações dos estudantes, e no entendimento de até que ponto a motivação influencia o seu desempenho. A investigação sugere que a presença de problemas profissionais reais envolvendo diferentes áreas de trabalho, a natureza inovadora da metodologia e as características pragmáticas da mesma, se constituem como elementos motivadores para os estudantes. Paralelamente, os mecanismos de feedback do trabalho realizado em conjunto com a oportunidade de reformulação dos erros cometidos assumem particular importância no entusiasmo e estímulo do estudante. O efeito que a crescente motivação tem sobre as aprendizagens e, em última análise, sobre os resultados dos alunos, é um paradigma central do modelo.

Palabras clave : Ensino superior; PBL; Motivação; Desempenho.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )