SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Experiences and perceptions of participants in initial teacher education: the cooperatingSchooling and the social practices of reading and writing: the analysis of adult learners from Basic School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

MACEDO, Ana Paula. A supervisão de estágio como analisador da articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital. Rev. Port. de Educação [online]. 2011, vol.24, n.2, pp.81-110. ISSN 0871-9187.

Este estudo, que reflecte sobre a supervisão de estágios, não constitui uma questão nova no âmbito da Enfermagem. No entanto, a questão como objecto de investigação organizacional aparece no contexto português com alguma novidade. O texto debruça-se sobre as orientações e as práticas de supervisão de estágios em Enfermagem como analisador dos fenómenos de articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital. O percurso desta investigação foi de entrelace entre algumas mudanças na supervisão de estágios e algumas mudanças sociais e políticas das organizações em estudo - Escola de Enfermagem e Hospital -, estabelecendo-se relações sociologicamente pertinentes entre ambas. O valor heurístico deste percurso propiciou a (re)construção de um modelo teórico de análise da articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital, onde se elegeram duas vertentes de análise para a sua compreensão. Será aqui apresentado o ensaio teórico-metodológico deste estudo de caso, que nos permitiu realizar a leitura dos discursos e das práticas em contexto de supervisão de estágio, no Plano da Acção/Sistema da Acção.

Keywords : Supervisão de estágios; Articulação Escola de Enfermagem e Hospital; Configurações de articulação.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )