SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Schooling and the social practices of reading and writing: the analysis of adult learners from Basic SchoolOne teacher, one curriculum?: A study with two mathematics teachers of the middle school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

RIBEIRO, Carlos Miguel; MONTEIRO, Rute  and  CARRILLO, José. Construindo um modelo de análise da prática lectiva numa aula de Matemática. Rev. Port. de Educação [online]. 2011, vol.24, n.2, pp.135-158. ISSN 0871-9187.

A prática dos professores pode ser encarada sob distintas perspectivas, sendo uma delas a cognitiva. Apresentamos um modelo que, partindo da prática dos professores, nos permite analisar que cognições se encontram em jogo enquanto estes se encontram imersos na sua prática e também de que forma essas cognições se relacionam e qual o seu papel no processo de ensino. A elaboração de um tal modelo permite-nos simplificar algo tão complexo como o processo de ensino. Neste artigo apresentamos o processo de construção desse modelo, numa aula do 4.º ano do primeiro ciclo em que a professora efectua uma revisão dialogada das diferenças entre quadrados e rectângulos relativamente à medida e nome dos lados. Do modelo ressaltam as cognições evidenciadas pela professora, bem como as relações entre estas e as acções que executa. Terminamos discutindo possíveis implicações do uso deste modelo na formação inicial e contínua de professores.

Keywords : Modelo de ensino; Cognições; Prática lectiva; Matemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )